sexta-feira, 28 de março de 2014

Não imagine...comunique!



por: alexandro thomaz
28/03/2014

Muitas pessoas acreditam que quando conversam ou passam uma determinada informação para alguém que pode ser um amigo, familiar ou colega de trabalho. Estão sendo muito claros e que todos entenderam exatamente o que foi abordado ou explicado.

O que a maioria das pessoas se esquece é que uma palavra dita é metade de quem diz e metade de quem ouve. Não entendeu? Eu explico. Precisamos nos atentar ao fato de que muitas das vezes o tom, a intenção e a forma como comunicamos algo raramente é entendido da mesma forma por quem recebe a informação.

Este erro comum se dá pelo fato de imaginarmos que o outro entendeu a mensagem exatamente como gostaríamos ou pior. Nosso desejo de que a pessoa aceite nossa informação nos cega completamente e nos faz acreditar que fomos claros. Mas sinto muito. Isso nem sempre acontece.

Por isso, antes de perguntar simplesmente a alguém se ela entendeu o que você disse. Peça a ela que explique com suas próprias palavras ou que repita com você a informação que você transmitiu.
Não se esqueça de que, pode ser que informação seja meramente uma indicação de uma rua. Mas em alguns casos, pode ser uma tarefa  muito importante e que não tolera erros.

Se ligue também nestas 3 dicas básicas de comunicação.

#1 - Leias mais. Escreva bem.

Escrever corretamente pode ser mais importante em alguns casos do que a mensagem em si. Cuidado com a nova ortografia e mais ainda com erros e vícios na escrita. Nem preciso dizer que a forma desleixada  e cheia de contrações como alguns escrevem na internet não pode nem chegar perto da forma como escrevemos profissionalmente. A leitura é um ótimo aliado na construção de uma escrita correta.

#2 - Tom, volume e velocidade.

Procure falar pausadamente e fique atento à forma como você pronuncia as palavras. Cuidado para não falar muito alto e parecer grosseiro nem tampouco muito baixo que pode aparentar insegurança. Use um tom de voz amigável. Fale bem e transmita segurança, ninguém acredita numa informação que advém de uma fonte em que não se confia.

#3 - Sorria quando possível. Gesticule quando necessário.

Você não imagina o quanto um sorriso sincero abre portas numa conversa. Principalmente quando atendemos clientes. Cuidado com gestos bruscos e desnecessários. A gesticulação deve ser uma aliada para ressaltar um ponto importante numa conversa, mas nunca o tempo todo. Você não vai querer chamar mais atenção para os gestos do que para a mensagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário