Não existe fórmula secreta, mas alguns hábitos que podem ser aprendidos
e cultivados
do site administradores.com/carreira
João Marcelo Furlan, Administradores.com, 1 de maio de 2015, às
9h30
Você sabia que a superação de
tarefas e de relacionamentos difíceis pode potencializar o crescimento
profissional e acelerar a carreira?
Muitas pessoas indagam qual o
segredo para alcançar posições mais elevadas em uma organização. Os mais
jovens, especialmente, buscam a fórmula para crescer rapidamente em um curto
espaço de tempo. Mas será que isso é possível?
A resposta é sim. Existem várias
competências que contribuem para a aceleração profissional, entretanto, há duas
regras de ouro que, se forem seguidas corretamente, podem superar as
expectativas em relação à carreira. São elas:
Aceite tarefas desafiadoras
Esse é o quesito número um no
desenvolvimento da carreira. Antigamente, chamavam isso de aprendizagem
"on the job", contudo, aprender apenas o mais do mesmo no trabalho
não nos leva a outro patamar de desempenho profissional. É preciso enfrentar
novos desafios para "distendermos" nossa capacidade de entrega,
fazermos aquilo que nem mesmo acreditávamos que antes era possível.
Um bom exemplo é a prática esportiva,
em que o fato de nos unirmos a um time ou participarmos de um torneio, faz com
que treinemos e nos concentremos mais e, dessa forma, possamos atingir
performances duas ou três vezes melhores do que aquelas que tínhamos quando
começamos a praticar esta atividade.
Nutra relacionamentos para desenvolver a carreira
Outra maneira de agregar
conhecimento pessoal é nos relacionando com pessoas de diferentes perfis,
idades e áreas de atuação. Em nossa rotina, se formos reparar, a todo tempo nos
deparamos com pessoas que podem nos ensinar uma atividade nova, nos corrigir
para fazermos melhor e compartilhar conhecimentos e melhores práticas.
Feedback é uma das principais
ferramentas para o desenvolvimento a partir do relacionamento com os outros,
portanto, esteja sempre aberto para receber avaliações! É difícil de aceitar,
mas se conseguir entender a perspectiva do outro sobre a sua performance e
postura, esse se tornará um elemento fundamental para a melhoria de seu
desempenho e aceleração de carreira. Invista tempo e tenha foco nas suas
habilidades para nutrir e fazer o relacionamento com as pessoas prosperar.
Quanto mais subir na carreira, mais importantes esses contatos se tornam, não
apenas para seu desenvolvimento em si, mas também para seu bem-estar e influência
dentro da organização.
João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora
Leaders, empresa de educação corporativa, especializada em aceleração de
resultados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário